O que fazer com as sobras de alimentos ?

Por Dedo de Moça.

Não jogue fora as sobras, certos alimentos podem ser deliciosamente reaproveitados.

Vemos todos os dias toneladas de comida indo para o lixo, um verdadeiro absurdo. Acontece em qualquer lugar. Restaurantes, hotéis, supermercados e na nossa própria casa, a sobra de comida é grande e desperdiçamos muita coisa. Tenho algumas dicas para fazermos a nossa parte, evitando que isso aconteça e também economizando no final do mês.

- Aproveite as folhas e talos de algumas verduras (como brócolis, couve flor e aspargos) para fazer purês, sopas ou caldos. Cozinhe os talos em água com algumas ervas, congele e use para fazer um risoto.

- Utilize sobras de risoto para fazer bolinhos, também conhecidos como Arancini.

-Restos de legumes e verduras já cozidos tornam-se sopas bem saborosas e nutritivas. Podem ser usados também para recheios de tortas, quiches e suflês.

-Fez carne moída e sobrou? Faça um escondidinho ou recheio de panqueca no dia seguinte.

-Sobrou frango, peru, rosbife ou carne moida? Faça recheios de sanduíches e tostex para o jantar. Acrescente tomate, queijo, mostarda ou recheio de sua preferência. Faça uma torta também!

-Use restos de frango desfiado na sua salada. Além de ficar delicioso, você comerá uma salada mais rica e completa.

-Sobras de ovo de páscoa podem ser congeladas. A dica é descongelar e comer no mesmo dia. Podem ser usados também em recheios e coberturas de bolo, ou até mesmo para fazer um brigadeiro.

-As cascas das frutas não precisam ser descartadas. Esse bolo de maçã é feito com casca e tudo! Chás com cascas de frutas e casca de gengibre também são uma delícia!

O importante é pensarmos em aproveitar os alimentos de forma saborosa e saudável.

Envie suas sugestões e comentários para contato@4insiders.com.br 

 

 

 

Index

 

 

 

 

 

 

Editorial

Quando não há prazos, nem amarras, tampouco fórmulas, ficamos abertos a novas idéias. Das boas. Do não compromisso com o factual, o temporal e o noticioso, nasceu a vontade de criar um espaço para livres pensadores, sem censura e com estilo de sobra. Cada um vem aqui e diz o que quer, lembranças de outrora ou assuntos de agora. Vale o exercício de imaginar o surpreendente para desenhar o futuro. A receita é simples: escrever para aliviar, ler para gostar e navegar para se divertir. A turma é boa, insider que não veio ao mundo à toa. As histórias são ótimas, a ordem é ser leve acima de tudo ou nada feito.

Os Insiders